R. Augusto Lippel, 500 - B. Campolim - CEP 18048-130 - SOROCABA -SP
Fone e Fax: (15) 3202.1861 - C.N.P.J. 03.110.991/0001-53 - Insc. Municipal 100.905



Banespinha inova na comemoração do Dia das Mães
Banespinha Sorocaba - 09.05.2011


Uma Noite Árabe para comemorar o Dia das Mães

Com apresentação inédita de um Grupo de Bailarinas de Danças Árabes (Dança do Ventre), foi comemorado o Dia das Mães na última sexta-feira, 6, no Banespinha Sorocaba. Os presentes ficaram deslumbrados com a beleza do show apresentado pelas bailarinas. Parabéns aos organizadores pelo sucesso de mais um evento em nossa sede social.

História da Dança do Ventre - Primitivamente, o conceito de Deus era feminino, associado a uma GRANDE MÃE. A veneração a divindades femininas era parte integrante das tradições sagradas mais antigas. Nos rituais eram realizadas danças que simbolizavam a origem da vida, através de movimentos ondulatórios rítmicos no ventre. Em vários lugares foram encontrados indícios desse tipo de ritual, como por exemplo: Mesopotâmia, Egito, Anatólia. Posteriormente, a dança passou a ser realizada exclusivamente por sacerdotisas dentro dos templos, com total sincronia com os ritmos musicais.

Embora existam ainda controvérsias sobre a origem da Dança do Ventre, a hipótese mais provável é que tenha surgido no Egito a mais ou menos 1500 a.C em rituais em que as sacerdotisas homenageavam a Deusa da fertilidade, Ísis.Após a invasão do Egito pelo povo árabe em 638 d.C, a dança foi incorporada à cultura árabe, deixando de ser apenas prática sagrada e assumindo caráter mais festivo, passando a ser realizada em festas populares e palaciais.A princípio, os nomes reais da Dança do ventre eram: Dança oriental, conhecida nos países árabes; Racks el Chark, que significa Dança do Leste.A nomenclatura Dança do Ventre foi dada pelos franceses, pois nessa dança a bailarina concentrava os movimentos no quadril quase que exclusivamente.O Egito foi o palco principal do desenvolvimento da dança do ventre. Meninas eram treinadas desde pequenas para servirem como “Canal de manifestação da Deusa Isis” nos rituais religiosos.Os rituais eram iniciados com as sacerdotisas dançando e cantando para que a Deusa se manifestasse, depois eram feitas oferendas de flores de lótus, incensos, essências, água e frutas. Sem a presença das sacerdotisas, as cerimônias não poderiam acontecer. A dança do ventre era ensinada de geração a geração até a queda do Império egípcio, quando o povo egípcio passou a sofrer influência de outros povos.

Se você tem ORKUT, clique aqui para ver mais fotos. São dois álbuns com fotos do evento.




BANESPINHA SOROCABA - Restrições Legais e Termos de Uso do Site
© Copyright 2004. All rights reserved - Web designer: Amaury Teixeira
Contact: Banespinha Sorocaba Powered by www.banespinhasorocaba.com